• Português

A segunda carta de Paulo a Timóteo (4)

CAPÍTULO 3

GUIA INERRANTE EM TEMPOS DIFÍCEIS

2 Timóteo 3:1-17

Neste capítulo temos uma descrição dos tempos que eram ainda futuros quando o apóstolo escreveu. Ele trata "dos últimos dias" (v. 1), isto é, os dias antes da Segunda Vinda do Senhor, porém dias em que Timóteo estaria ainda vivo e trabalhando, pois Paulo o avisa com respeito ao seu procedimento nessas circunstâncias (vs. 5, 14). Deus quer que o Seu povo sempre viva na esperança da volta de Cristo (João 14:3; Atos 1:11).

Este terceiro capítulo se divide em duas partes: A primeira (vs. 1 a 9) descreve os males existentes durante este prolongado período do cristianismo, a segunda (vs. 10 a 16) mostra o Guia certo para o crente rodeado por estes males.

OS TEMPOS DIFÍCEIS – Versículos 1-9

Nesta descrição dos "últimos dias" temos nos vs. 2 a 5 nada menos do que vinte características dos homens desse período, numa lista muito semelhante à lista dada em Romanos 1:29-31. Ali vemos as profundezas do pecado a que os homens desceram quando recusaram o conhecimento de Deus; aqui vemos as profundezas em que o mundo terá caído depois de ouvir (e recusar) a mensagem do Evangelho, embora mantendo "uma forma de piedade" (v. 5) nas várias seitas do "cristianismo" e de outras religiões.

Todas as características dadas neste trecho são comuns hoje em dia; o crente fiel tem que "fugir" de tais pessoas e não tê-las como companheiros e amigos (v. 5).

Alguns exemplos são mencionados aqui (vs. 6 a 9) destes "tempos difíceis" de um cristianismo paganizado:

  • "Os que penetram nas casas, sutilmente" para enganar "mulherzinhas" de pouca discrição, facilmente atraídas por novas ideias religiosas, ou impelidas por desejos imorais. Veja 2 João, versículos 9 a 11.
  • Janes e Jambres eram entre os principais espíritas que resistiram a Moisés, por imitarem enganosamente os sinais que este fazia pelo poder de Deus (Êxodo 7:22). Os enganadores do tempo de Paulo eram do mesmo tipo: Simão mago, Elimas e os filhos de Ceva (Atos 8:9-20; 13:6-11; 19:13-16). Em nossos dias temos as mesmas espécies de engano, porém haverá limites aos seus esforços contra o Evangelho (v. 9).

O GUIA INERRANTE – Versículos 10-17

Podemos dividir este trecho em duas partes: o exemplo animador de Paulo e o poder Salvador das Escrituras.

  1. O exemplo de Paulo (vs. 10 a 13). Eis um líder de valor, de caráter verdadeiramente "piedoso"; Timóteo o conhecia intimamente e saberia que as sete características mencionadas no v. 10 eram realmente as do apóstolo e que não eram fingidas. Muitas e muitas perseguições, até prisões injustas ele tinha sofrido e Timóteo tinha visto a coragem e a perseverança inconquistável do seu amado chefe. A sua doutrina, e a sua maneira de viver eram bem diferentes dos ensinos e da "forma de piedade" das pessoas descritas na primeira parte do capítulo. Os verdadeiros "piedosos" e leais seguidores do Senhor Jesus serão, sem dúvida, perseguidos como se vê hoje em algumas nações, porém, "de tudo o Senhor os livrará" (vs. 11-12). Mas os ensinadores falsos e "perversos" continuarão durante a época, enganando e sendo enganados, até ao fim marcado para eles: "E fora ficam os impuros, os feiticeiros... e todo aquele que ama a mentira" (Apocalipse 21:15).

  2. O segundo "Guia" para o "homem de Deus" é a Sagrada Escritura, a Bíblia (vs. 14 a 17). Paulo e os demais apóstolos já passaram para a presença do seu Senhor e Salvador, mas na Bíblia temos os seus ensinos inspirados e escritos debaixo da direção do Espírito Santo junto com os ensinos dos antigos profetas e escritores do Velho Testamento, igualmente inspirados pelo mesmo Espírito.

Tanto o Velho quanto o Novo Testamentos são igualmente a "Escritura inspirada por Deus", desde o Gênesis até o Apocalipse, com o propósito de guiar, instruir e aperfeiçoar todo aquele que quer ser "um homem de Deus" em todo o seu caráter e serviço.

A Bíblia não tem erros de ciência, nem de história, nem de doutrina e pode tornar qualquer pessoa "sábia para a salvação pela fé em Cristo Jesus". Foi o perfeito "Guia" para Timóteo - e ainda o é para o crente que quer reconhecer e evitar os terríveis males destes "últimos dias", os quais são os nossos dias de hoje.

autor: Richard Dawson Jones.