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As cartas de Paulo a Timóteo

 

Índice

Primeira carta

A missão de Timóteo, e a graça e o combate do Evangelho     

Capítulo 1

A oração - as mulheres

Capítulo 2

Bispos e diáconos

Capítulo 3

A apostasia, a piedade e a fidelidade

Capítulo 4

O tratamento de várias pessoas

Capítulo 5

Várias exortações

Capítulo 6

 

Segunda carta

Introdução

Capítulo 1

A lealdade a Cristo

Capítulo 2:1-13 

Palavras e vasos

Capítulo 2:14-26

Guia em tempos difíceis 

Capítulo 3

Exortação e conclusão

Capítulo 4

 



CAPÍTULO 1

A missão de Timóteo em Éfeso

1 Timóteo 1:1-11

Timóteo era de Listra (Atos 16:1-2), sendo filho de pai grego e de mãe judia; sua avó era também judia; estas tinham ensinado bem as Escrituras Sagradas (o Velho Testamento) a Timóteo desde a sua infância (2 Timóteo 1:5; 3:15).

Parece que Timóteo foi convertido por Paulo na ocasião da primeira visita do apóstolo a Listra (Atos 14:6) e, algum tempo depois, Paulo o chamou para ser companheiro dele no trabalho missionário. Esteve com o apóstolo em Trôade, Filipos, Tessalônica e Bereia e, na terceira viagem, acompanhou-o por uma parte do caminho para Jerusalém (Atos 20:4). Mais tarde, esteve em Éfeso, de onde Paulo o chamou para ir a Roma (2 Timóteo 4:9-21), onde o apóstolo esperava a sentença de morte. Não se sabe se Timóteo chegou ali antes do martírio do apóstolo.

Motivos desta epístola

A – Chamar a atenção dos cristãos para a necessidade de manterem "coração puro, consciência boa e fé sem hipocrisia", em vista de falsos ensinadores terem entrado nas igrejas;

B – Animar a Timóteo na sua missão difícil, visto que ele era ainda jovem e de saúde fraca.

  • VERSÍCULOS 1-2

Paulo atribui a sua autoridade como apóstolo tanto ao Pai como ao Filho - é pelo mandato de "Deus nosso Salvador" e de "Cristo Jesus, nossa esperança", os quais são também nosso "Pai" e nosso "Senhor".

Timóteo é o "verdadeiro filho na fé" para Paulo, tendo sido convertido pela pregação (e talvez pelo sofrimento) do apóstolo (veja Atos 14:19) e este entendia bem as dificuldades que o moço encontraria em Éfeso. Por isso, deseja-lhe não somente a graça e a paz de Deus como também a Sua "misericórdia" (v. 2) - repetida na saudação da Segunda Epístola. É unicamente nestas duas Epístolas que Paulo inclui "misericórdia" na saudação. A Epístola de Judas tem semelhante saudação.

  • VERSÍCULOS 3-7

Note que o apóstolo "rogou" e não "mandou", que Timóteo ficasse em Éfeso. A tarefa seria difícil e Paulo não queria obrigar seu jovem discípulo a aceitá-la; porém, para Timóteo o menor desejo de seu "pai na fé" lhe era como mandamento do Senhor.

A tarefa de Timóteo em Éfeso, então, era a de admoestar a certas pessoas com respeito à doutrina que estavam ensinando (v. 3), também avisá-las que não desperdiçassem o tempo da igreja com discussões sobre assuntos sem importância nem utilidade no serviço evangélico (v. 4).

Acerca da doutrina, lembremo-nos de que Paulo, na sua viagem a Jerusalém, já tinha avisado aos presbíteros da igreja em Éfeso que entre eles penetrariam lobos devoradores que não poupariam o rebanho e que, dentro deles mesmos (os efésios), se levantariam homens falando coisas pervertidas para arrastar os crentes atrás deles (Atos 20:17, 29-30). Parece que isto já estava acontecendo.

O motivo da "presente admoestação" (isto é, por meio desta Epístola), era produzir entre os cristãos o amor que seria o fruto de coração puro, consciência e fé sincera nos próprios mestres. Infelizmente, alguns entre estes, não tendo estas qualidades, ensinavam só tolices, mas queriam ser considerados "mestres da Lei", iguais a Gamaliel e outros eminentes ensinadores (veja Atos 5:34 e Lucas 5:17).

  • VERSÍCULOS 8-11

O motivo principal da Lei divina, dada nos primeiros livros do Velho Testamento e resumida em Lucas 10-28, é o de revelar ao homem quão terrível é o pecado, para que ele se arrependa e receba o perdão e a salvação que o Evangelho lhe oferece. Sendo justificado diante de Deus pela fé em Cristo, o cristão pode utilizar-se da Lei para entender a vontade de Deus, a qual ele vai obedecer no Poder do Espírito Santo.

Mas que lista temos aqui de diversos tipos de pecadores! São mencionados especificamente quatorze e depois há uma condenação geral de "tudo que se opõe a sã doutrina". Não podemos negar que todas estas espécies de pecado estão se tornando cada vez mais comuns na sociedade atual. Os que praticam tais coisas são condenados pela Lei divina, estão em perigo de perdição eterna, mas "o Evangelho da glória do Deus bendito" lhes oferece salvação por meio do Senhor Jesus. Tal é a "sã doutrina" que deve ocupar os ensinadores cristãos e que "uma vez por todas foi entregue aos santos" (Epístola de Judas, v. 3).

A graça e o combate do evangelho

1 Timóteo 1:12-20


A graça de Deus para com Paulo

Neste trecho, o apóstolo salienta com gratidão a grande misericórdia de Deus para com ele próprio, não somente em salvá-lo do seu pecado, como também em fazê-lo um pregador do Evangelho e um exemplo para os crentes.

  • VERSÍCULOS 12-14

Paulo fala principalmente da sua blasfêmia e violência no tempo quando ele perseguia a igreja (Atos 8:1-3; 9:1-2). Era feito "na ignorância" e "na incredulidade" - mas isto não era desculpa, pois ele era doutor da Lei divina, esperando o Messias, porém não querendo reconhecer Jesus de Nazaré como tal.

Por isso, necessitava da "misericórdia" de Deus para ser perdoado, pois mesmo os pecados de ignorância precisam de expiação (Levítico 5:17-19; Hebreus 9:7). Como grande pecador, Paulo achou em Cristo a verdadeira misericórdia, a fidelidade e o amor, recebendo d’Ele não somente o perdão e a salvação, como também a honra de ser apóstolo.

  • VERSÍCULOS 15-16

A "palavra fiel": Eis a primeira das cinco "palavras fiéis" tratadas por Paulo nas Epístolas a Timóteo e a Tito. Todas tratam de um aspecto importante da Igreja:

  • 1 Timóteo 1:15 – O Começo da Igreja: Cristo veio…
  • 1 Timóteo 3:1 – O Controle da Igreja: os presbíteros…
  • 1 Timóteo 4:9 – A Conduta da Igreja: a piedade…
  • 2 Timóteo 2:1 – A Comunhão da Igreja: com Cristo…
  • Tito 3:8 – A Caridade da Igreja: as boas obras…

Eis o grande fato histórico do Evangelho - Jesus Cristo, o Messias, Deus em carne, “veio ao mundo” com o propósito de salvar os pecadores (Lucas 19:10). Revelou-nos o amor de Deus, "dando-se a Si mesmo em preço de redenção por todos" (1 Timóteo 2:6). Entre todos os pecadores (milhões!) salvos por Cristo, Paulo considerava-se o pior, e também o menor (Efésios 3:8).

Mesmo assim, pela infinita graça de Deus, Paulo tinha a honra de ser feito como "modelo" para todo o pecador que necessitava (e desejava) a salvação; os piores pecadores podem ser salvos e santificados pelo mesmo Salvador misericordioso que salvou a Paulo!

  • VERSÍCULO 17

Eis uma doxologia de louvor e adoração, dirigida ao único Deus e Rei eterno, sem distinção entre as Pessoas da Divindade.

Houve, naqueles dias, o "dom de profecia" nas igrejas (1 Coríntios 12:10; 14:3) e temos exemplos de profecias especiais em Atos 11:27-28; 13:1-2; 21:10-11.

  • VERSÍCULO 18

Parece que houve algumas profecias feitas na ocasião da conversão de Timóteo, ou quando foi chamado para acompanhar Paulo no trabalho evangélico. Seriam profecias de dificuldades e combates?… de tentações sutis?... de vitórias espirituais?… Quaisquer que fossem, Paulo as traz à memória de Timóteo, para animá-lo e fortificá-lo no seu combate contra os poderes satânicos, os quais fariam todo esforço para desviá-lo do seu dever e mesmo da sua fé em Cristo.

  • VERSÍCULOS 19-20

Isto já tinha acontecido com Himeneu e Alexandre, entre alguns outros. Conhecendo o ensino evangélico ("doutrina"), eles desejaram e permitiram o pecado em sua vida e, com as consciências assim corrompidas, mudaram a doutrina para fazê-la conformar com as suas vidas pecaminosas e, assim, "naufragaram" - tornando-se num perigo para os outros.
Himeneu está mencionado em 2 Timóteo 2:17, com o seu falso ensino a respeito da ressurreição. Alexandre talvez seja o mesmo que se menciona em 2 Timóteo 4:14, mas era um nome muito comum e a identificação é duvidosa.

"Entreguei a Satanás" - parece uma ação apostólica, condenando aqueles dois blasfemos a um castigo fora do comum e de origem satânica. Temos exemplos desta autoridade apostólica em Atos 5:10; 13:11 e 1 Coríntios 5:3-5,13. Note que estes casos são excepcionais; não significam que todo crente disciplinado pela igreja esteja entregue a Satanás, porém mostram, isto sim, quão grave é o pecado aos olhos de Deus.

 


CAPÍTULO 2

A ORAÇÃO E AS MULHERES
1 Timóteo 2:1-15

A ORAÇÃO – Versículos 1-8

  • Deus quer que os cristãos orem em favor de todos, pois Ele quer que todos sejam salvos, pelo conhecimento do Evangelho, sendo Ele mesmo o Salvador.
  • É melhor que as autoridades (reis, presidentes, governadores, prefeitos e outros) sejam cristãs, ou, pelo menos, tementes a Deus e favoráveis ao Evangelho; assim se evitarão obstáculos e perseguição. Oremos por eles, então.
  • "Um só Deus" não uma pluralidade de deuses, como entre os romanos, os gregos, os hindus e nas exóticas religiões pagãs que são "a moda" em certos círculos hoje.
  • "Um só Mediador", o Filho de Deus, que Se fez homem para poder salvar os homens pelo sacrifício de Si mesmo como "resgate" por nós, os pecadores. Nem anjos, nem apóstolos, nem Maria a mãe de Jesus, nem qualquer outra pessoa, pode ser Mediador entre Deus e o pecador. Eis o testemunho de Paulo (e dos demais apóstolos), mormente para os gentios. Os judeus já sabiam que havia um só Deus e esperavam o Messias como Salvador, mas não O reconheceram em "Jesus, o nazareno".
  • A oração oral nas igrejas deve ser feita pelos homens, num espírito de amor e sempre sem rancor.

 AS MULHERES – Versículos 9-15

  • Deve ser decente, sem "exibição" ou desejo de atrair a atenção dos outros. Seja o caráter, o procedimento cristão dela na vida diária, o seu verdadeiro adorno, tanto na igreja como no lar (veja Atos 9:36-39).
  • Procedimento geral. A mulher não deve ser facciosa. briguenta, querendo ser "líder" em casa ou na igreja. Ela foi criada para ser "adjutora" (auxiliadora) do homem; e, tanto na igreja como no lar, os homens precisam deste auxílio... e o apreciam!

Tanto Paulo, o solteiro, como Pedro, o casado, concordam neste ensino (veja 1 Pedro 3:17), o qual é do Espírito Santo, que os inspirou.

Não é dada às mulheres a tarefa de ensinar nas igrejas, nem de pregar e nem de orar audivelmente (v. 12); veja também 1 Coríntios 14:34-35. O apóstolo apoia esta proibição por duas razões:

  • O homem foi o primeiro a ser criado (Gênesis 2:7, 22);
  • A mulher foi iludida por Satanás e caiu em transgressão; Adão não foi iludido, mas pecou para agradar a mulher. A sentença sobre ela foi: sofrimentos na gravidez; sujeição ao marido (Gênesis 3:16).

Submetendo-se à "vida comum do lar" (1 Pedro 3:7), sem desejar a liderança, nem ali e nem na igreja, ela cumprirá a missão que Deus lhe deu.

Há muitas coisas, mesmo na igreja que as irmãs podem fazer – e fazê-las melhor que os irmãos. Note quantas mulheres são mencionadas na lista de trabalhadores em Romanos 16 - "Febe, servindo a igreja em Cencreia"; "Priscila cooperadora"; "Maria, que muito trabalhou por vós"; "Trifena e Trifosa, que trabalhavam no Senhor"; "a estimada Pérside, que muito trabalhou no Senhor"; a mãe de Rufo; a Júlia e a irmã de Nereu. Talvez haja exceções, como Mary Slessor de Calabar, porém o ensino apostólico é que as irmãs não devem pregar, ensinar ou orar nas igrejas quando houver irmãos presentes.

Eis o caminho pelo qual a mulher cristã se salvará, isto é, cumprirá a vontade divina para com ela desde o princípio - ser boa esposa e mãe, com fé, amor e santa modéstia. Tal é o ensino bíblico não o do mundo de hoje. Mas o Senhor Jesus Cristo não era do mundo e o Seu povo também não o é (João 17:16); para os cristãos, "a Sua Palavra é a verdade" (João 17:17) e a mulher crente não ambicionará o que a Escritura lhe proíbe.


CAPÍTULO 3

BISPOS E DIÁCONOS
1 Timóteo 3:1-16

O CARÁTER DO BISPO – Versículos 1-7

Eis a segunda "palavra fiel" das Epístolas a Timóteo e a Tito – "O Controle da Igreja", descrevendo o caráter daquele que deseja ser reconhecido como bispo ou presbítero numa igreja local.
Note que, nas igrejas apostólicas, bispos e presbíteros são as mesmas pessoas (veja Atos 20:17, 28) e havia uma pluralidade deles em cada igreja. Houve presbíteros entre os crentes em Jerusalém (Atos 11:30; 15:2,4,6,22,23); não lemos que os apóstolos os "apontaram"; em Atos 14:23, Paulo e Barnabé "apontaram" presbíteros nas igrejas que eles mesmos tinham fundado (Derbe, Listra, Icônio e Antioquia); e Paulo mandou Tito a "pôr em ordem as coisas restantes" e que "constituísse presbíteros em cada cidade", conforme o caráter marcado (Tito 1:5-9).
Hoje não temos apóstolos nem "delegados apostólicos" para apontarem bispos (presbíteros), mas nesta Epístola temos as características pelas quais podemos reconhecer os irmãos que o Espírito Santo marcou para esta "excelente obra" (v. 1), a qual exige qualidades bem salientadas de caráter cristão:

A) Sem censura com respeito ao seu comportamento geral; não polígamo; bem controlado; não fanático; ordeiro; hospitaleiro; com capacidade para ensinar. Abstendo-se de bebidas alcoólicas; não briguento, mas pacífico; sem amor ao dinheiro (versículos 2 e 3).

B) O presbítero deve saber manter disciplina (sem ser arrogante, nem violento), a sua família estando em ordem, obedecendo-o com todo respeito. É triste e vergonhoso ver um presbítero cuja esposa e/ou filhos são mundanos e desobedientes. Ele mesmo pode ser um bom crente, porém lhe falta a qualidade de liderança (versículos 4 e 5).

C) Ele não deve ser um novo convertido, de cujo comportamento na sua nova fé nada se pode saber; ele não terá bastante conhecimento para ensinar outros e poderá cair no pecado do orgulho. Os de fora deviam testemunhar do seu bom caráter como cristão e isto necessita de tempo. Foi o orgulho que fez cair a Satanás (veja Isaías 14:12-15) e este tenta os homens com a mesma armadilha (versículos 6 e 7).

O CARÁTER DO DIÁCONO – Versículos 8-13

A palavra "diácono" na Bíblia significa simplesmente "um servo" e veio a ser aplicada a irmãos (e irmãs) que serviam a igreja numa capacidade determinada e reconhecida – tais como tesoureiro, secretário, bibliotecário, hospedeiro. Geralmente se entende que tal serviço é de natureza material, porém feito por crentes piedosos e espirituais ("cheios do Espírito Santo" e "de boa reputação" – Atos 6:3):

A) De bom caráter cristão, não bebedores de muito vinho, nem mentirosos. Devem ser crentes sinceros; o "mistério da fé" é o próprio Evangelho, a mensagem de Cristo que tem que ser anunciada (versículos 8 e 9).

B) O caráter e a capacidade do diácono devem ser provados antes de ele ser reconhecido formalmente pela igreja como diácono; ele tem que ser estritamente honesto e discreto, com esposa de caráter digno e filhos obedientes e ordeiros. O galardão de um serviço bem desempenhado será uma posição, uma preeminência, na igreja, com bastante crescimento na fé e no conhecimento do Senhor, com coragem para testemunhar do Evangelho em cada oportunidade (versículos 10-13).

Nota: Poderíamos aumentar bastante os comentários sobre estas qualidades essenciais para bispos e diáconos, porém há somente um ponto que queremos acrescentar: tais qualidades não descrevem dons especiais ou excepcionais possuídos unicamente por presbíteros ou diáconos. Ao contrário, são qualidades que pertencem à vida cristã comum; poderiam ser consideradas como assuntos para exortações aos crentes em geral, pois "ser irrepreensível" no seu caráter cristão devia ser o alvo de todo crente.

A IGREJA, CASA DE DEUS – Versículos 14-16

Paulo esperava ver Timóteo "em breve", mas escreveu esta Epístola para salientar a importância de conduta certa nos que formam a Igreja de Deus, a qual é a grande testemunha de Deus no mundo, sendo ela a "Casa de Deus", ensinando e defendendo a Verdade.
O Senhor Jesus Cristo é a "Piedade" (v. 16) personificada e revelada historicamente aos homens:

A) Encarnação: o Filho de Deus fez-Se homem (João 1:14);

B) Justificado: vindicado como o Justo (Marcos 9:7; Lucas 23:47);

C) Visto por anjos: nascimento; Getsêmani; ressurreição; ascensão;

D) Pregado: entre as nações, pelo Evangelho;

E) Crido: pela igreja universal;

F) Recebido na glória: no trono de Deus (Atos 1:11; 7:56).

Assim se resume a carreira triunfante do Senhor Jesus, o Messias, Deus em carne, Salvador do mundo e Cabeça da Sua Igreja.

 

autor: Richard Dawson Jones.