• Português

Como Alcançar O Sucesso - 4

Ageu 2:1-9

III - CONFIANÇA NO SENHOR (vv. 4-9)

A terceira condição para se alcançar o sucesso, à luz do texto que examinamos, é a CONFIANÇA NO SENHOR. A confiança só é viável porque os recursos do Senhor são claramente prometidos e especificados por Deus, mas ela só se concretiza quando exercitamos a nossa convicção na validade inquestionável do que Deus oferece e nos colocamos incondicional e totalmente na dependência do Senhor e da Sua Palavra. Essa “confiança no Senhor” é essencial para termos o suprimento dos recursos da Graça do Senhor. Tais recursos só serão alcançados quando a nossa confiança nEle é plena. A “auto confiança” anula essa maravilhosa possibilidade. Quão preciosos são os recursos que o Senhor nos oferece! Examinando o texto que estamos estudando constatamos, claramente, os seguintes recursos oferecidos pelo Senhor, dignos de nossa confiabilidade:

1. A SUA PRESENÇA (v. 4): “Eu sou convosco”. Não temos um Deus distante, mas um Deus real e que promete estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt.28:20). A presença de Deus em nós garante o sucesso do que alcançamos, porque o mesmo resulta do que Ele faz através de nós! A presença do Senhor dá autenticidade espiritual àquilo que realizamos.

2. A SUA PALAVRA (v. 5): “Segundo a palavra da aliança que fiz convosco”. A Palavra de Deus é eficaz recurso para o êxito das nossas realizações. Garante os resultados. Ela é a orientação segura para os programas da vida, principalmente, para a vida espiritual. É a bússola dos nossos passos. É a luz para os nossos caminhos (Sl. 119:105). Como afirma Paulo em 2Tm. 3:16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. A Palavra do Senhor norteia-nos quanto ao que devemos fazer, orienta-nos sobre a maneira como devemos fazer e não permite, uma vez cumprida fielmente em nossa atitude, que ultrapassemos os limites da soberana vontade do Senhor.

3. O SEU PODER (vv. 5-7): “O meu Espírito habita no meio de vós; não temais”; “assim diz o Senhor do Exércitos.... farei abalar... farei abalar...”. É recurso incomparável no exercício de nossa correta vida cristã. O poder do Senhor permite a realização do impossível na medida em que agimos sustentados pela fé ativa, apesar das contrariedades, pressões e oposições supervenientes. Jesus Cristo censurou a leviana religiosidade dos saduceus da sua época, porque agiam sem a experiência do poder de Deus. Veja Mt.22:29: “errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”. O segredo da vida vitoriosa de Paulo resultava da atuação do poder de Deus nele; por isso afirma que podia tudo nAquele que o fortalecia (Fp. 4:13). Fazemos muito e alcançamos nada porque o fazemos à margem do poder de Deus!

4. A SUA PROVISÃO (v. 8): “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos”. Quão extraordinária é essa afirmação de Ageu! Mas não era uma provisão circunstancial, destinada, apenas, para o povo naquela época de carência e pobreza. É uma disponibilidade permanente que o Senhor nos oferece, quando O buscamos prioritariamente, com fidelidade e sinceridade de coração, para nos provermos daquilo que precisamos para fazermos o que Ele quer. Não tem conotação, apenas, “material” mas, implica muito mais, com a necessidade “espiritual”. Quem nEle crê jamais terá fome e nunca terá sede, porque Ele é o Pão da Vida (Jo. 6:35). Por isso o Senhor Jesus ensina em Mt. 6:33: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Como diz Davi, o Senhor é o nosso Pastor e nada nos faltará (Sl. 23:1). Ele é o Criador de tudo, dono de tudo, tudo tem em Suas poderosas mãos e quer nos suprir com tudo o que nos é necessário para uma vida abençoada. Não significa isso que podemos ter tudo o que queiramos, mas sem dúvida teremos tudo o que precisamos para realizarmos os Seus propósitos, na gestão Soberana e benéfica da Sua vontade. Veja Tg. 4:3: “pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”. Vivamos, sempre, nessa convicção abençoada da provisão do Senhor!

5. A SUA PAZ (v. 9): “E neste lugar darei paz, diz o Senhor dos Exércitos”. O ultimo recurso que Ageu menciona na sua oportuna mensagem de encorajamento ao povo, para alcançar uma experiência de sucesso verdadeiro, é a Paz do Senhor. A Paz é, sem dúvida, um dos recursos mais necessários do ser humano, vivendo longe de Deus, por causa da sua pecaminosidade. O pecado faz separação entre nós e o nosso Deus (Is .59:2), o que significa conflito com Deus. Quem está em conflito não experimenta a Paz. O pecado nos pôs em conflito com Deus e, conseqüentemente, em conflito com o nosso semelhante e conosco mesmo. Na Bíblia a expressão “paz” tem o sentido de “harmonia”. Perdemos a harmonia com Deus, com os outros e dentro de nós próprios por causa do pecado. E sempre, quando estamos em pecado, estremecemos essa harmonia necessária. Por isso a experiência de paz só se alcança quando temos a presença de Deus em nós. Paz é Deus em nós! Jo. 14:27: “Deixo-vos a paz a minha paz vou dou, não vo-la dou como o mundo a dá”. Rm. 5:1: “justificados, pois, mediante a Fé, temos paz com Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Fp. 4:7: “e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”. Saibamos usufruir desse precioso recurso da Graça de Deus, procurando viver em total transparência perante a face do Senhor.

Pudemos verificar que A MENSAGEM DE ENCORAJAMENTO, de Ageu, em 2:1-9, nos oferece as condições essenciais que definem o tema COMO ALCANÇAR O SUCESSO. De nada valem todos os recursos que consideramos acima se não estivermos dispostos ao exercício de uma FÉ ATIVA, indispensável para a apropriação de cada um deles. Veja como São João destaca a importância da FÉ, em 1Jo. 5:4: “esta é a vitória que vence o mundo: a nossa Fé”. Vamos exercitá-la, cada dia, e SEREMOS MAIS DO VENCEDORES POR MEIO DAQUELE QUE NOS AMOU (Rm. 8:37).

Esperamos que esta oportuna lição, tirada da profecia de Ageu, possa nos ajudar a alcançar o SUCESSO AUTÊNTICO, de nível espiritual, na Soberana vontade do Senhor.

autor: Jayro Gonçalves.