• Português

Orando no Espírito

Efésios 6:18

Em Efésios 6:11-17 temos as várias peças da armadura ofensiva e defensiva do soldado cristão. O apóstolo Paulo trata de uma questão importante, não do que devemos vestir, mas como devemos nos vestir. O velho hino na versão inglesa certamente é correto: “Ponha a armadura do Evangelho, cada peça ponha com oração” (Hino “Stand up, stand up for Jesus”, George Duffield Jr., 1858. Veja “Hinos e Cânticos” 211).

Esta oração deve ser “no Espírito”. Cristãos são ensinados a “andarem no Espírito” (Gálatas 5:16), “viverem no Espírito” (Gálatas 5:25) e “adorarem no Espírito” (João 4:23-24). Como dizia um irmão idoso da minha igreja local que nunca cansava de repetir: “A grande necessidade da hora é o poder do Espírito”!

Judas emprega a mesma exortação de orar no Espírito na sua carta, no contexto de batalhar “pela fé de uma vez por todas confiada aos santos” (Judas 1:3, NVI).

O que é oração no Espírito? Não consiste em “vãs repetições” (Mateus 6:7), tristemente ainda tão comuns no nosso meio, mas de intercessão que procede de um coração que reconhece sua própria pecaminosidade e fraqueza, em total dependência do Espírito Santo de Deus. Paulo nos diz que “o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós, sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26, ARA).

Com certeza, o Senhor ouve e responde tal intercessão! Mas pode ser o caso que, devido à idade avançada ou a doença, você não pode ser tão ativo no trabalho do Senhor como no passado. Como um soldado cristão, você é confinado ao quartel! Todavia, todos nós podemos e devemos orar a favor daqueles que estão na frente da batalha e sentindo o calor do dia. Não devemos subestimar o poder de tal oração. Ainda é verdade que “o diabo treme quando vê o santo mais fraco de joelhos”.

Quando Pedro “estava guardado no cárcere... havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (Atos 2:5, ARA). Como resultado foi libertado das suas cadeias e milagrosamente restaurado a eles.

O Espírito Santo ainda está presente no nosso mundo e bem ativo, ainda que tudo pareça indicar o contrário.

Irmãos e irmãs, a batalha contra o pecado, o mal e o Satanás, já foi travada e ganha no Calvário. Vamos orar fervorosamente no Espírito, sem cessar e com fé que o Senhor Jesus pode e deseja nos responder!

autor: James Jardine.