• Português

Aprendendo Com Jesus Cristo No Inverno - 2

"Era inverno, e Jesus estava no templo...Jesus respondeu: Eu já lhes disse e vocês não crêem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por  mim."

(João10:22-28-NVI)

No mês de junho começamos a meditar sobre a lição do Senhor Jesus dada no templo, por ocasião do inverno, aos judeus que celebravam a Festa da Dedicação.

Era grande a multidão! Sentiam-se muito confusos a respeito da pessoa do Senhor Jesus. Por isso rodearam-nO e O interrogaram: "Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente" (v.24). A resposta que o Senhor lhes deu configurou-se numa das mais lindas lições do Seu ministério.

Essa extraordinária lição de inverno do Senhor apresenta sete aspectos importantes. No nosso comentário anterior apresentamos três desses aspectos: 1. A essencialidade da Fé - "mas vós não credes" (v.26a); 2. A Fé nos torna ovelhas Suas - "porque não sois das minhas ovelhas" (v.26b); 3. O Senhor está sempre acessível - "as minhas ovelhas ouvem a minha voz" (v.27a). Vejamos, portanto, mais quatro aspectos da lição de inverno do Senhor: 

  • O SENHOR CONHECE AS SUAS OVELHAS - "eu as conheço" (v.27b). Que preciosa verdade! O nível do conhecimento que Ele tem de nós é inimaginável. Não é apenas superficial. É profundo! É total! Nada Lhe escapa ao conhecimento. Ele participou da nossa criação como Deus Filho, por isso nos conhece totalmente. Nada pode escapar à Sua percepção de cada detalhe do nosso ser integral. No Salmo 139 encontramos expressiva informação sobre o conhecimento que Ele tem de nós: "Senhor tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim pões a tua mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim, é sobremodo elevado, não o posso atingir". Duas ilações importantes extraio desse fato:

     

    1. Posso sempre contar com Ele nas mais diversas circunstâncias da minha experiência de vida, porque Ele sabe tudo sobre mim, mais do que ninguém e do que eu próprio, e, por isso, pode cuidar de mim melhor do que ninguém!

    2. Nada posso ocultar dEle, porque Ele tudo sabe e tudo vê! Veja o versículo 7 do Salmo 139: "Para onde me ausentarei do Teu Espírito? para onde fugirei da tua face?"

    1. O SENHOR CONDUZ AS SUAS OVELHAS - "elas me seguem" (v 27c). Ele quer ir na nossa frente para que Lhe sigamos os passos (1Pd.2:21 … "porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos"). Não é uma questão de apenas ir por onde Ele nos diga que devemos ir. Seguindo-O não há como errar o caminho! Não há como não chegar ao alvo certo! Ele afirmou: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida" (Jo.8:12). Devemos dar-Lhe a condução dos nossos passos e, então, andaremos bem.
    2. O SENHOR DÁ A VIDA ETERNA ÀS SUAS OVELHAS - "Eu lhes dou a vida eterna" (v.28a). É essa uma das declarações mais singulares das muitas que o Senhor prolatou em Seu profícuo ministério. Ter a "vida eterna" é a maior necessidade do ser humano, morto em seus "delitos e pecados" (veja Ef.2:1-5). A "vida eterna" é o maior patrimônio que o Senhor nos oferece pela Sua Graça. Implica não somente na nova vida, alcançada pela fé (Jo.3:16; 1Jo.5:12; 2Co.5:17), biblicamente designada como "regeneração" ou "novo nascimento", como na vitalidade espiritual, na experiência de vida e na expectativa da eternidade com Deus, garantida pela ressurreição de Cristo (veja Jo.14:1-3; 1Ts.4:13-18; 1Co.15:50-58).
    3. O SENHOR DÁ SEGURANÇA ÀS SUAS OVELHAS - "jamais perecerão, e ninguém as arrebatará das minhas mãos" (v.28b). Que bendita segurança o nosso Deus nos dá! Aí estão definidas a perenidade e a eficácia da segurança. Nada nos pode segurar melhor do que as mãos fortes do Senhor!

     

    Somente crendo no Senhor, seremos Suas ovelhas e usufruiremos dos privilégios concedidos a elas pela Graça de Deus!

    autor: Jayro Gonçalves.