• Português

Família, desafio e privilégio do Senhor

“Se não for o Senhor o construtor... Se não for o Senhor que vigia..." Sl.127:1 (NVI)

A família é o maior desafio que o Senhor faz ao ser humano. É o maior privilégio que o Senhor lhe concede. É a base da sociedade e a estrutura da nacionalidade. Os Salmos 127 e 128 nos oferecem algumas dicas indispensáveis para o alcance de uma abençoada experiência familiar, que se baseiam no reconhecimento do Senhor na relação conjugal. Vejamos:

1 – RECONHECENDO O PROJETO DO SENHOR PARA A FAMÍLIA – Salmo 127

  • V. 1 – O SENHOR CONSTRUINDO - O casamento não é um projeto humano. É o Senhor que projeta e constrói a família. O casamento é uma instituição do Senhor (Gn.2:18, 23, 24; Mt..19:5,6), para o propósito do Senhor (Gn.1::27-28), sendo um sublime simbolismo espiritual da igreja do Senhor (Ef.5:31-32).
  • V. 2 – O SENHOR PROTEGENDO - É o Senhor que protege a relação conjugal para que suporte e resista, com sucesso, as investidas do inimigo, que se manifestam através das circunstâncias da vida, pelas características pessoais negativas dos cônjuges e pelas danosas influências externas como companhias, poder de comunicação mundana, aconselhamentos e insinuações desastrosas, etc..
  • Vs. 3-5 – O SENHOR REALIZANDO - É o Senhor que opera para que a família realize o seu sublime propósito, na sua multiplicação, crescendo com os filhos que chegam, na vontade do Senhor, sua criação e formação nos Seus Caminhos e na instrução da Sua Palavra (2Tm.3:14-17; Pv.22:6).

2 – RECONHECENDO OS REQUISITOS DO SENHOR PARA A FAMÍLIA – Salmo 128

  • Vs. 1, 4 – TEMENDO AO SENHOR – O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv.9:10). É a provisão do Senhor para os que O buscam, dando-lhes o “entendimento” necessário para a realização dos Seus propósitos, nos termos das Suas sábias disposições.
  • V. 1 – ANDANDO NOS CAMINHOS DO SENHOR - Só os caminhos do Senhor oferecem a direção correta para se chegar aos seus sublimes alvos.
  • V. 2 – TRABALHANDO CORRETA E EFICIENTEMENTE, CONSOANTE A ORIENTAÇÃO DO SENHOR – Os alvos só são alcançados com trabalho eficiente, honesto e persistente. O Senhor nos dá a responsabilidade e o privilégio de atuar para que os Seus projetos de bênçãos para nós sejam realizados. Nessa importante área da família a omissão e a negligência são desastrosas.

3 – RECONHECENDO AS BÊNÇÃOS DO SENHOR PARA A FAMÍLIA – Salmo 128

  • Vs. 1, 2 - A experiência da FELICIDADE familiar
  • Vs. 2, 3, 5, 6 - A experiência da PROSPERIDADE familiar
  • V. 5 - A experiência da PAZ familiar

Todas as PROMESSAS de bênçãos do Senhor são infalíveis, quando correspondemos com o nosso comportamento fiel. Se nos privamos delas é porque não levamos a sério a nossa fiel participação, consoante os ditames do Senhor. Tão logo o Senhor institui a família abençoou-a, como se lê em Gn.1::28.

Lembremos, sempre, que a FAMÍLIA é o maior desafio de Deus ao ser humano e, a sua realização, o Seu mais sublime privilégio.

autor: Jayro Gonçalves.