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Liberdade ou libertinagem?

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres"

João 8:36

O mês de setembro tem como destaque a declaração de independência do Brasil. Em busca da liberdade, o sangue de heróis banhou a terra da nossa Pátria. O lema "liberdade ainda que tardia" ficou indelevelmente registrado na nossa história de independência, tremulando na bandeira do Estado de Minas Gerais, berço do movimento chamado de "inconfidência". "Liberdade" é um dos anseios mais acentuados do ser humano.  Desde os primórdios de sua existência isso tem sido evidenciado.

Já na infância o ser humano conduz a sua atitude para agir com liberdade.  Ninguém quer ser controlado, tutelado, monitorado.  Ninguém quer ter dono e se submeter a outros o seu modo de agir. Esse sentido de "independência" é da natureza humana e se revela nas diversas áreas de atuação do homem, seja como indivíduo, como no contexto nacional, social, familiar, político, e até religioso. 

As aspirações de liberdade são notórias e constantes e têm sido a razão dos grandes e sangrentos conflitos humanos, escrevendo as páginas mais negras da história.  Mas é bom ressaltar que, nem sempre, a busca sacrificial da “liberdade” significa um “bom combate”.  Muitas vezes vai na direção maldosa e danosa ao ser humano. E até mesmo o tradicional princípio filosófico que afirma que “a liberdade de um sempre deve se limitar à liberdade do outro” não tem sido respeitado, e o que se vê é um atropelando o outro, sem escrúpulos, na busca do exercício da sua própria liberdade e do seu próprio espaço. Lamentavelmente essa é, também, a melancólica constatação no ambiente chamado cristão.

Mas o que é "liberdade"? Na verdade, muitos, em nome da "liberdade", praticam "libertinagem". O conceito humano de "liberdade" é a faculdade de uma pessoa fazer ou deixar de fazer, por seu livre arbítrio, qualquer coisa; faculdade de cada um decidir pelo que entende ou pelo que lhe convém (Aulete).  Esse conceito humano leva o homem ao exercício da "libertinagem" que é devassidão, impudicícia, licenciosidade, desregramento de costumes.  Do ponto de vista de Deus as coisas não são assim.  Jesus Cristo abordou o assunto, conceituando a "liberdade" de modo a tornar o seu exercício uma bênção e não um processo de degradação. Em João 8:32-36, onde expôs o assunto, contestou o conceito religioso de "liberdade" dos judeus. Temos alguns aspectos que devem ser levados em conta:

  1. A liberdade é experiência que resulta do conhecimento da Verdade (a Palavra do Senhor) e não da faculdade de fazer o que se quer ou de decidir pelo que se entenda – Isso implica, necessariamente, em se pôr em prática os ditames da Palavra de Deus, que é a Verdade e que deve ser obedecida em todas as áreas do nosso comportamento, como padrão único e exclusivo da vida cristã.O conhecimento da Verdade só se alcança quando a praticamos e não, apenas, quando dela temos ciência. Veja o que disse o Senhor Jesus na oportunidade: “se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos” (v. 31);

  2. A faculdade de fazer o que se quer ou de decidir como se entenda não elimina o fato inexorável da pecaminosidade humana, que sempre representa terrível "escravatura" – Por mais livre que o homem se julgue, no seu comportamento humano, nunca se livrará, só por isso, da condição de escravo do pecado. A inevitável prática pecaminosa, decorrente da nossa própria natureza, anula a possibilidade da experiência da verdadeira liberdade.A pecaminosidade controla os pensamentos, o comportamento (as ações) e os resultados da atuação humana;

  3. A religiosidade formal (filhos de Abraão) não significa exercício de verdadeira liberdade – A petulância e o orgulho de muitos “religiosos” confronta com a experiência correta de liberdade, na medida em que a sua atitude é meramente formal, egoísta, superficial e hipócrita e não de autêntica “espiritualidade”.A religiosidade é mera solução humana para a necessidade espiritual do ser humano. Carece, por isso, de autenticidade espiritual, pois não significa “novo nascimento” ou “nova vida” em Cristo (2 Coríntios 5:17). Devemos ser “espirituais” e não “religiosos” e, só assim, estaremos usufruindo legítima liberdade;

  4. Só uma submissão total ao Senhor, como filhos de Deus, traz-nos experiência de liberdadeÉ importante que vivamos sob o constante Senhorio de Cristo, no sentido da experiência de Paulo, quando afirma: “não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). Essa atitude só será alcançada quando:
  • Reconhecemos que só o Senhor pode (Lucas 4:18); isso implica no exercício de nossa fé;
  • Rendemos, integralmente, o nosso ser a Ele (Mateus 11:28); isso implica em real e constante experiência com Cristo;
  • Submetemos ao Senhor o controle total de nossa experiência de vida, em todas as áreas pertinentes (João 15:5);

Devemos cuidar, seriamente, para que, em nome de uma falsa "liberdade", não ajamos como libertinos!

Completamos esta reflexão com o precioso ensino de Pedro: "Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade, como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus" (1 Pedro 2:16-NVI).

autor: Jayro Gonçalves.