• Português

O tempo

"Tudo faz Deus formoso no devido tempo"

(Eclesiastes.3:11a)

Mais um ano se finda! Abrem-se as cortinas do novo ano, oferecendo-nos novas perspectivas para a vida! O calendário segue, inexoravelmente, marcando o curso do TEMPO.

O TEMPO é parte importante da realidade existencial do homem. Essa ordem de idéias leva-me a considerar algo sobre o TEMPO. Destacaria, inicialmente, três aspectos conceituais sobre o TEMPO:

a) O TEMPO nada mais é do que a “soma dos momentos” sucessivos que compõem a nossa própria existência física, ou seja, a nossa vida humana.
b) O TEMPO representa um “valor precioso” que Deus, graciosamente, nos oferece, o qual se “consome”, implacavelmente, com perfeita regularidade, independente de qual seja o nosso comportamento pessoal ou o que dele façamos.
c) O TEMPO é “irreversível”. Cada momento que o compõe passa e não mais volta! Sua recuperação é, humanamente, impossível!

Feitas essas considerações conceituais de caráter geral, vejamos o que a Bíblia nos ensina:

1 - DEUS E O TEMPO 

  •  Deus ordenou o tempo (Gn.1:1 a 2:3). Houve anos, dias, noites, tardes e manhãs. Isso nos leva a perceber um princípio básico na ação Criadora de Deus: "Deus é um Deus de ordem", por isso, como criaturas de Deus, criados à Sua imagem e semelhança, para a realização do Seu soberano propósito, estamos comprometidos com esse princípio.
  • Deus faz tudo no devido tempo (Ec.3:11b). O relógio de Deus é, inflexivelmente, certo. Por isso, Cristo proclamou, quando expirava na Cruz morrendo pelos nossos pecados, na realização do sublime projeto divino da Redenção: "Está consumado" (Jo.19:30), porque foi completado no tempo de Deus!
  • Porque tudo o que Deus faz é no tempo certo. Tudo o que Deus faz "é muito bom" (Gn.1:31), é "formoso" (Ec.3:11a). § Há "tempos" da exclusividade de Deus, sobre os quais não nos compete especular (At.1:11).

2 - JESUS CRISTO E O TEMPO 

  • O Senhor Jesus tinha noção exata do "tempo certo" na realização do plano Redentor, afinando-Se, completamente, com a Soberana Vontade do Seu PAI – Mt.4:17; Jo.4:23; 5:25,28. Veja as expressões "o tempo está próximo" e "vem a hora". 
  • O Senhor não "antecipou o tempo certo" – Jo.7:6 (o meu tempo ainda não chegou). 
  • O Senhor não "adiou o tempo certo" – Jo.23:23; 13:1; 17:1; Mt.26:45 (é chegada a hora).

3 - O CRISTÃO E O TEMPO

  • Há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Ec.3:1b; Lc.24:19; At.1:4). Devemos, pois, manter estreita “sintonia” com a Vontade de Deus, para fazermos, apenas, o que Ele quer. 
  • Somos responsáveis pelo "tempo" que o Senhor nos concede (Jo.4:35, 36) - Veja as expressões: "Erguei os vossos olhos e vede" e "já branquearam para a ceifa". Teremos que prestar contas a Deus desse valioso patrimônio que Ele nos outorga (Rm.14:12; Hb.4:13). 
  • Devemos fazer as coisas no "tempo de Deus" (Jo.9:4). Veja, como ilustração, as parábolas (Mt.22:4-5; 24:36-42). Destaco a expressão: "enquanto é dia, a noite vem quando ninguém pode trabalhar". 
  • Devemos remir o tempo (Ef.5:15-17). Esse texto nos ensina que isso implica em "prudência", "sabedoria" e "compreensão” da Vontade de Deus. 
  • Devemos lembrar que sempre há tempo para realizar a Vontade de Deus (1Pd.4:2).

Saibamos, no NOVO ANO, discernir bem a Vontade de Deus, aproveitando o TEMPO que Ele nos concede, para fazer somente o que Ele deseja.

autor: Jayro Gonçalves.